top of page
VALE_A_PENA_CLARO_ESTEVAO.png

Proposta do logo

A proposta de criar o logo Vale A Pena veio a partir do professor Hugo Fortes para ressignificar a quarentena a partir das reflexões que este acontecimento trouxe aos alunos da disciplina de Design e Produção Gráfica.

Para mim, o isolamento social foi uma oportunidade de repensar meus hábitos e atitudes. Repensar o que realmente valeria a pena dar continuidade e o que eu deveria parar de fazer. Acredito que a resposta à essa questão é pessoal, mas acho que é possível pesar o que temos feito com o coração, isto é, perguntar "o meu coração fica mais leve quando eu faço isso?"

Uma boa metáfora para representar isso é a história mitológica da civilização egípcia conhecida por Tribunal de Osíris. Na narrativa, ao fim da vida o coração da alma passaria por uma balança e caso estivesse mais leve que a pena da deusa Ma'at, a alma receberia a ventura. Caso contrário, o coração seria devorado, encerrando a vida da alma.

Vale a pena perpetuar os hábitos que você trazia antes da pandemia? O que é de fato importante? Quando o isolamento acabar, você quer ser uma pessoa diferente? E finalmente, você acha que seu coração vale a pena?

Elementos do logo

elementos-site.png

O logo inclui apenas 3 elementos: o coração, a balança e a pena. Eu procurei fazer a representação desses elementos conforme o imaginário do Tribunal de Osíris, cujo processo de pesagem dos corações seria coordenado pelo deus Anúbis.

balança.png

Primeiramente, a balança dourada por ser um objeto dos deuses e receber elevada importância dentro da cena. A figura está proporcionalmente mais alta que na primeira montagem que o objeto aparece, porque ela foi submetida à adaptada para encaixar dentro do triângulo da montagem. 

coração.png

O coração seria extraído do corpo da alma que esta sendo julgada, logo, é um coração anatômico. Devido à dificuldade de representação, a ilustração foi obtida no site Freepik, mas modifiquei as cores (deixei mais escuro), removi o traçado original, redesenhei as bordas e manchas internas. Esta foi a única imagem que não é de minha completa autoria.

pena.png

A pena da deusa Ma'at seria uma grande pena de avestruz que adorna os cabelos da deusa, logo, eu representei como um adorno dourado, por ser um talismã divino.

Cores do logo

cores.png

O logo é composto por uma cor principal: o dourado (R:230 G:150 B:11) que representa o ouro presente nos objetos divinos e a areia do deserto que se desenvolveu a civilização egípcia.

As duas fotografias foram obtidas no site Freepik, mas sofreram edição de curvas e desfoque.

tira-dourada.png

As cor secundárias são o azul (R:0 G:140 B:153) e o branco (R:255 G:255 B:255) elas representam o céu e as nuvens. Além disso, reforçam o elemento de tranquilidade no logo, para conduzir a reflexão. As cores azul e branco se alternam entre as duas versões do logo para que este melhor se adapte ao fundo.

tira-azul-e-branco.png

As duas versões do logo

duplo-logo.png

No momento de aplicação do logo Vale A Pena é possível decidir qual das duas versões se adapta melhor ao fundo. Elas foram obtidas a partir da simplificação dos elementos citados anteriormente: a balança, a pena e o coração. Como observado, o dourado presente em ambas imagens reforça o aspecto divino da balança, já as outras cores foram escolhidas no intuito de gerar contrastes e harmonia. A letra "A", além de ser o ponto de equilíbrio da balança, é como se estivesse com uma máscara dourada. Este esboço de máscara é para reforçar a importância da utilização de máscara, e para remeter à conjuntura inicial da proposta de criação do logo.

E por falar nesse conjunto de significados... Você já parou para pensar naquilo que te deixa com o coração leve?

 

bottom of page